top of page

Agregador de Notícias 

De olho no que acontece no cerrado goiano 

Após incêndio, Chapada dos Veadeiros encanta com recuperação

20/11/2017

* Reprodução Metrópoles 

** Texto de Suzano Almeida

Em meio às cinzas, às tristes lembranças da maior queimada da história do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Amarilis se ergue no Vale da Lua, área mais atingida entre os pontos turísticos da região. Algumas dezenas dessa flor característica do Cerrado vencem a devastação para mostrar que a vida pode renascer.

Mais informaçõeswww.metropoles.com

Trigo: produtor bate recorde brasileiro de produtividade do Cerrado

15/11/2017

* Reprodução de Farming

** Texto de SF Agro 

Condições de clima favoráveis, boas práticas e novas cultivares desenvolvidas para a região explicam o bom resultado da cultura do trigo no Cerrado, que registrou nesta safra o recorde de produtividade do País, com 139,8 sacas por hectare ou 8.388 quilos por hectare de grãos, enquanto a média nacional é de 46,66 sacas por hectare ou 2.800 quilos por hectare.

 

 

Mais informações: sfagro.uol.com.br

Cerrado brasileiro receberá "santuário" para preservação de felinos selvagens

02/11/2017

* Reprodução do Uol Notícias 

** Texto de Victor Pennington 

 

Bordô, um jovem puma macho capturado quando era filhote, se transformará no primeiro animal da sua espécie que será solto em uma fazenda do cerrado brasileiro, um lugar que por iniciativa privada e apoio do governo se tornará um "santuário" para a preservação de felinos selvagens.

Mais informações: notíciasuol.com.br

Incêndio já atingiu quase 15% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

23/10/2017

* Reprodução da Agência Brasil

** Texto de Julia Buonafina

 

O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, desde o dia 17 já queimou 35 mil hectares, o que corresponde a 14,6% da área da unidade de conservação. É o pior incêndio no local desde que o parque foi ampliado, em julho deste ano.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 200 pessoas trabalham para conter as chamas, que provocaram o fechamento do parque.

Nesta segunda-feira (23), a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, município localizado na Chapada dos Veadeiros, decretou situação de emergência em função do agravamento dos incêndios na região. 

Mais informações: agenciabrasil.ebc.com.br

Resorts atraem turistas para o cerrado do Centro-Oeste

21/10/2017

* Reprodução da Folha de São Paulo

 

O sucesso vem das águas aquecidas. Mas a novidade deste ano no Rio Quente Resorts, que abriga sete hotéis e três parques aquáticos em 497 mil metros quadrados, está do lado oposto: no céu. Em novembro, o Hot Park —o principal dos parques— abrirá ao público um planetário que vai explorar as estrelas e galáxias vistas do cerrado, com imagens em 360º. Além disso, acontecerão apresentações de circo no Natal.

Mas não adianta: quem visita a cidade de Rio Quente (GO), vizinha a Caldas Novas, quer mesmo é se divertir dentro da água. E, quanto maior a temperatura, mais os turistas parecem competir para conseguir um espacinho nas piscinas e ficar cozinhando lá dentro. No total, são 18 nascentes naturalmente aquecidas dentro do complexo

Mais informações: www1.folha.uol.com.br/saopaulo

Cultivo no cerrado sofre com falta de chuva

15/10/2017

* Reprodução do Globo Rural

 

A água chegou no cerrado goiano e molha o cafezal na hora certa, mas a chuva é falsa. Cristalina é a terra da irrigação. O horizonte seco vai só até o próximo pivô, são 716 deles em 6162 km quadrados. Junto com os vizinhos mineiros, Unaí e Paracatu, essa é a maior concentração de pivôs do Brasil.

Mais informaçõeshttp://g1.globo.com

Conheça os lugares ainda secretos da Chapada dos Veadeiros

28/09/2017

* Reprodução do site A Tribuna

 

Que cada vez mais as cachoeiras mais populares da região da Chapada dos Veadeiros estão mais disputadas, todo mundo sabe. Mas como quem procura o contato com a natureza também procura um pouco da paz interior e exterior, e muitas vezes o aglomerado de pessoas impede esse processo, selecionamos algumas cachoeiras e quedas d'água pouco concorridas e que te deixarão aproveitar mais o momento. Para abrir a lista, a dica sem dúvida é um vale ainda pouco conhecido no local. 

Leia mais em: www.atribuna.com.br

Goiás lidera ranking nacional de produção de tomate

25/09/2017

* Reprodução do Correio Braziliense 

** Texto de Marlene Gomes - Especial para o Correio 

Do campo diretamente à mesa, ou como matéria-prima, o tomate é fonte de emprego e renda. Apenas a indústria movimenta R$ 3,2 bilhões anuais. Goiás é o principal produtor do país, com 12,3 mil hectares de área plantada com a variedade específica para processamento. É uma atividade que gera sete empregos diretos por hectare. Somente uma fazenda, cujos donos preferem que não seja identificada,  a 100km do Distrito Federal, colhe 1.200 toneladas de tomates diariamente. Isso equivale a 60 caminhões do produto, entregues para a indústria no prazo de uma hora, ainda frescos. É um nível de eficiência difícil de encontrar até mesmo em países desenvolvidos.

Leia mais emwww.correiobraziliense.com.br

Meio Ambiente discute mudanças climáticas em Goiás

25/09/2017

* Reprodução do site Diário de Goiás 

O Fórum Goiano de Mudanças Climáticas foi criado pelo Governo de Goiás e tem como principal objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade goiana a respeito das mudanças climáticas, bem como da preservação e conservação dos recursos naturais, com a finalidade de subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas relacionadas aos temas.

Leia mais emdiariodegoias.com.br

Aumenta número de queimadas em 2017

25/09/2017

* Reprodução do site Oeste Goiano 

** Texto de Capitão Rafael Alessandro Gomes

O ano de 2017 apresenta um aumento considerável do número de focos de incêndio registrados por monitoramento de satélite no estado de Goiás em comparação com 2016. Somente no mês de Agosto deste ano foram registrados 1612 focos contra 1115 do mesmo período de 2016. O reflexo pode ser sentido no dia a dia, com aumento da fumaça na atmosfera, maior percepção de focos de incêndio nas margens de rodovias, na vegetação nativa, em pastagens, nas áreas de palhada e de plantio.

Leia mais emwww.oestegoiano.com.br

 

Serra da mesa registra nível mais baixo da história: 8%

21/09/2017

* Reprodução do site G1 Goiás

Não chove no norte de Goiás há mais de cem dias, e um dos maiores reservatórios da América Latina chegou a um nível baixíssimo. O que sobrou de água no reservatório criado há 19 anos já não dá mais nem para criação de peixes. As cem famílias que tiravam o sustento da produção de tilápias tiveram que desativar os tanques e fechar o frigorífico montado para processar a carne. A hidrelétrica de Serra da Mesa é capaz de produzir energia para quase 7 milhões de consumidores, mas um dos maiores reservatórios em volume de água da América Latina chegou ao nível mais baixo da história: pouco mais de 8%. 

Leia mais emg1.globo.com

Cerrado propicia cultivo de uva e abre novo mercado

16/09/2017

* Reprodução do site Mais Goiás

 

Em pleno Cerrado e na esteira de um crescimento registrado nas duas últimas décadas, em outras regiões do Brasil, o cultivo de uvas ganha força e o vinho produzido em Goiás já começa a atender a um público com um paladar mais exigente. Entre os vitivinicultores, a ordem é apostar em espaços que possam receber diferentes públicos – profissionais, estudantes e consumidores – e estimular o enoturismo.

Leia mais no: www.emaisgoias.com.br

​Café do Cerrado representa quase 40% da produção do país 

08/09/2017

* Reprodução do site Canal Rural

** Texto de Victor Gomes

Investimento em irrigação é um dos segredos para a produtividade. Especialista explica que o custo varia de acordo com o método e a frequência de uso . O café produzido na região do cerrado é responsável por quase 40% de produção nacional, isso porque a cultura nessa região, que abrange os estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás e o Distrito Federal, é a mais tecnificada, com forte investimento em irrigação.

Leia mais emwww.canalrural.com.br

Hidrelétrica provocou adaptações evolutivas em lagartixas do cerrado

08/09/2017

* Reprodução de A Folha de São Paulo

** Texto de Reinaldo José Lopes - Colaboração para a Folha

A construção de uma usina hidrelétrica no norte de Goiás acabou transformando o cerrado da região num laboratório evolutivo a céu aberto. Nas várias ilhas que se formaram por causa do enchimento da barragem de 1998, lagartixas da região passaram por uma transformação-relâmpago de hábitos e aparência operada pela seleção natural, segundo mostra um novo estudo. 

Leia mais emwww1.folha.uol.com.br

Please reload

© Denise Soares 2017 

bottom of page