Terra Ronca e as belas cavernas goianas
- Denise Soares
- 12 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Uma estrada coberta por pó e trepidação estabelece os limites entre o urbano e o rural no município de São Domingos, interior de Goiás. Percorridos 40 km na estrada de chão, desponta-se no Peter que, apesar da nomenclatura nada brasileira, integra e enaltece o território nacional. Isso porque, Peter é o acrograma para Parque Estadual Terra Ronca.

Considerado o maior conjunto espeleológico das Américas, o Peter foi formado há, aproximadamente, milhares de anos, pelo encontro das águas escoadas da Serra Geral com o solo rico em quartzito.
As rochas calcárias, afetadas pelas atividades dos rios subterrâneos provocaram ruídos semelhantes ao ronco humano. Assim, a população limítrofe passou a chamar o local de Terra que ronca, e logo depois, simplificou para Terra Ronca.
Com a umidade e formação de estalagmites e estalactites, ocorreu um desabamento de solo que circunstanciou a abertura para o salão principal (imagem).
Ademais, as alterações proporcionaram que, anos depois, as mais de 200 cavernas e grutas pudessem ser visitadas por turistas e especialistas em cavernas. O ambiente continua em evolução e é possível visualizar o moroso processo natural das cavernas.
Criado em julho de 1989, o Parque Estadual Terra Ronca possui mais de 57 mil hectares. A incursão nas cavernas só é possível com acompanhamento de guia turístico e equipamentos de proteção individual. Devido a preservação do local, as belezas internas se misturam com o cheiro fétido da presença de morcegos. Todavia, os mamíferos se afugentam assim que percebem a presença humana.
Além de ser um lugar de deslumbramento geográfico, Terra Ronca também é considerado místico. Desde a década de 1920, realizam-se em um pequeno altar, localizado na entrada lateral da principal caverna, casamentos, batizados e outros rituais religiosos. O local é considerado milagroso e, comumente, fiéis depositam pedidos e pagam promessas nas proximidades da caverna. Anualmente, no início de agosto, católicos de São Domingos e cidades próximas promovem a Romaria do Bom Jesus da Lapa na entrada de Terra Ronca I.
Imagem: Arquivo Pessoal
Comments