top of page

Berço das águas

  • Reprodução
  • 29 de nov. de 2017
  • 1 min de leitura

O Cerrado está no o coração do Brasil. Fica bem no meio do mapa e faz conexões com outros importantes biomas: ao norte, a Amazônia; a nordeste, Caatinga; a sudoeste, Pantanal e a sudeste, Mata Atlântica. Isso faz com que o Cerrado mantenha importantes relações ecológicas com os biomas vizinhos. O resultado dessa interação é a existência de uma fauna e uma flora muito ricas em diversidade biológica. O Cerrado influi e recebe influência dos demais biomas, constituindo um habitat único no mundo.

A região também é estratégica em relação aos recursos hídricos. No Cerrado, nascem os rios que formam seis das principais regiões de hidrográficas brasileiras: Parnaíba, Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica. O potencial hídrico do Cerrado dá ao bioma o título de Berço das Águas. Até mesmo a bacia hidrográfica do Amazonas recebe as águas que brotam no Cerrado.


As águas também são importantes atrativos turísticos na região, com grande influência na economia de vários municípios. As cachoeiras, cascatas, cânions, lagos, rios e riachos conjugam-se à paisagem do Cerrado, criando atrações para visitantes de vários cantos do Brasil e do mundo. São cenários de beleza incomparável para os que buscam lazer, esportes ou o contato profundo com a natureza.



Imagem: Reprodução do TripAdvisor

Comentarios


© Denise Soares 2017 

bottom of page