Cerveja genuinamente goiana
- Denise Soares
- 20 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Presente no happy hour com os amigos, nas festas em família ou no jogo de futebol, a cerveja se consagra como uma das bebidas preferidas do brasileiro. Sabendo disso, a Cervejaria Goyaz lançou há três anos a cerveja Colombina, primeira linha de cervejas artesanais de Goiás que utiliza frutos do cerrado.
Dentre os ingredientes mais usados estão a pimenta bode, jabuticaba, pequi, castanha de baru, cagaita e murici. Neste ano, a Colombina recebeu o prêmio Top Of Mind do TopLista 2016 e duas medalhas no Festival Brasileiro de Cerveja. O sommelier de cervejas e diretor comercial da Colombina, Alberto Nascimento, é apaixonado pela bebida e garante que a mistura de receitas típicas do cerrado fornece um toque especial, refrescante e frutado às cervejas.
O teor alcóolico da linha Colombina é considerado alto, de 4 a 9%. No entanto, os consumidores garantem que o líquido promove uma sensação rápida de saciedade e relaxamento. Isso vai ao encontro da ideologia do estabelecimento, no qual se busca melhor satisfação com menos consumo.
No processo de fabricação da Colombina não são utilizados aceleradores, conservantes, corantes ou aditivos similares. A base da bebida é água, malte, lúpulo, levedura e frutos/produtos do cerrado. Dentre os ingredientes se destacam a pimenta bode na Colombina (Pepper Lager) e o pequi na (Colombina Saison do Pé Rachado), lançada em comemoração aos 81 anos do lançamento da pedra fundamental de Goiânia.

Segundo o sommelier, a Colombina atende a demanda de um público específico, que anseia por uma experiência rica em sensações. “O público da cerveja artesanal é aquele que criou uma cultura de consumo diferente, que gosta de coisa boa”, corrobora. Além disso, por meio das cervejas busca-se mostrar as riquezas do cerrado. Atualmente a Colombina pode ser encontrada nas prateleiras de supermercados e lojas especializadas de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.
Além de exaltar Goiás e o cerrado, a linha Colombina presenteia importantes empresas de Goiânia. No dia 8 de novembro de 2016 foi lançada a cerveja Colombina Braveza em homenagem aos 30 anos do Castro’s Park Hotel. Segundo Alberto, a cerveja reproduz a sofisticação e elegância do único cinco estrelas da capital. A bebida é uma Belgian Blond com 7,2% de teor alcóolico e notas de jabuticaba, que compõe tonalidade rosé, semelhante a marca do hotel.
O gerente geral do Castro’s Park Hotel Olavo de Castro revela que a parceria com a cervejaria é de longa data e gratifi cante, pois a Colombina é um empreendimento genuinamente goiano, assim como o hotel, e produz bebidas de alta qualidade. Ele ainda menciona a escolha do nome Braveza. “Foi uma homenagem à fazenda que deu origem a tudo. Foi com a venda do gado da fazenda Braveza que se construiu o Castro’s Park Hotel”. O cinco estrelas foi inaugurado em 7 de novembro de 1986, dia do aniversário de Olavo.
* Imagem: Reprodução
* Texto originalmente reproduzido na revista Sbot-GO
Comments